14
Jan
10

Capítulo III – turma D

Na Lisboa de 1711 existiam imensas diferenças sociais, criando-se um fosse entre quem tinha muito e quem pouco tinha. Porém, a celebração da Quaresma era de todos. Para além da prática do jejum, apesar de Lisboa ter sido uma cidade imunda e pestilenta, os cidadãos saíam para a rua e comemoravam com procissões. Neste cortejo participavam miríades de clérigos e homens que se flagelavam, para grande prazer das mulheres que observavam o acontecimento das suas janelas. Estas deliravam com os sons de sofrimento e a visão do sangue derramado pelos seus amantes, exigindo vigor aos penitentes. Estes obedeciam, não em busca da purificação, mas para agradar às suas amadas que assim o ordenavam, esperando que o fervor fosse compensado.
Também nesta época os costumes eram divergentes dos do restante ano. As senhoras nobres tinham a permissão de visitar várias igrejas apenas na companhia de uma aia. Deste modo, ambas se podiam encontrar com os seus amantes, sem ninguém tomar conhecimento oficial. No entanto, todos sabiam do que se passava, limitando-se a virar a cara e a certificar-se de que o mesmo não sucedia fora desta data.
Por outro lado, a rainha não podia desfrutar desta liberdade sazonal devido à sua condição. D. Maria Ana, pessoa muito beata, estava grávida e pôde por isso fazer um acordo com a ordem dos Franciscanos, sem o conhecimento do seu marido, o rei, para que um convento fosse construído. Todavia, apesar de toda a religiosidade e pureza da rainha, esta sonhava inconscientemente com o seu cunhado, infante D. Francisco, demasiadas vezes.
A sociedade é assim descrita por um autor ateu: um conjunto de pessoas de todas as classes hipócritas e cínicas, tão degradadas que espelham a cidade em que vivem.
Anaísa Ferreira, 12ªD


0 Responses to “Capítulo III – turma D”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: