18
Jan
10

Capítulo V – turma I

O capítulo V critica tanto o rei como o povo.
A rainha D. Maria Ana, a quem tinha morrido o irmão José, Imperador da Áustria, porque ‘’o tomaram as bexigas’’, e que estava no quinto mês de gravidez, não hesitou em frequentar a cerimónia do auto-de-fé.
Apesar da tristeza que havia no reino, a ‘’festa’’ não foi cancelada. O povo cruel festeja e está feliz pelos que serão condenados e que irão arder na fogueira, e oscila na sua preferência entre o auto-de-fé e as touradas.
A acção passa-se no Rossio, que neste domingo de festa se encheu de pessoas. As mulheres assistem às janelas, preocupando-se com os pormenores das suas “toillettes” e ao mesmo tempo jogando um jogo de sedução com os homens que passam pelas ruas.
Tanto o rei como o povo festejam; no entanto, a forma como o povo o faz é diferente. Pode dizer-se, portanto, que há um contraste.
Entre os muitos condenados está Sebastiana Maria de Jesus, mãe de Blimunda, que chama “por dentro” a sua filha, desejando ver se esta está bem. Blimunda teve de fingir que não a conhecia: não deitou nenhuma lágrima, para evitar ir parar à fogueira.
Ao pé de Blimunda estava um homem alto, Baltasar. Ela virou-se simplesmente para ele e perguntou-lhe o nome. Ele respondeu que era Baltasar Mateus, o Sete-Sóis’’.
Depois de os condenados serem punidos, Baltasar, Blimunda e o padre Bartolomeu Lourenço foram para casa de Blimunda,onde o padre os casou simbolicamente. Ficando os dois a sós, Blimunda entregou-se ao Blatasar.
Quando, de manhã, Baltasar acordou, viu Blimunda deitada ao seu lado, a comer pão, de olhos fechados. Só os abriu depois de ter acabado de comer, e disse que nunca o olharia por dentro.
Ecaterina, 12º I


0 Responses to “Capítulo V – turma I”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: