18
Jan
10

Capítulo VI – turma I

No início do capítulo, mostra-se a importância do pão para o povo português. Quando havia falta, os estrangeiros traziam alimentos dos seus países e vendiam-nos a preços elevados. Esta parte do capítulo apresenta uma crítica às leis comerciais.
Posteriormente, João Elvas conta a Baltasar uma história sobre um suposto ataque dos franceses a Lisboa. Afinal tratava-se apenas de uma frota de transporte de bacalhau.
Surge uma interrogação a Baltasar sobre a cor dos olhos de Blimunda, que mudava constantemente. Mais tarde, Baltasar viria a questionar o padre Bartolomeu Lourenço sobre o facto de Blimunda comer pão, de manhã, antes de abrir os olhos.
O padre Bartolomeu Lourenço intercede por Baltasar no Paço (para este receber uma pensão de guerra) e compromete-se a falar com o rei, caso a resposta tarde.
João Elvas fala sobre o padre Bartolomeu, o Voador, a Baltasar. O padre sonha que um dia conseguirá voar , mas Baltasar afirma que “o Homem primeiro tropeça, depois anda, depois corre e um dia voará”.
Bartolomeu Lourenço acredita que conseguirá fazer uma máquina voadora.
Baltasar e Bartolomeu dirigem-se a S. Sebastião da Pedreira para verem a máquina que o padre inventou e à qual deu o nome de passarola. Esta é descrita a partir do desenho que o padre mostra a Baltasar e explica-lhe como é que tenciona fazê-la voar. Feita a explicação, Bartolomeu convida Baltasar a que o ajude na construção da passarola. Inicialmente Baltasar mostra-se receoso, mas após o Padre Bartolomeu dizer que o facto de Baltasar ser maneta, tal como Deus, não tem importância, leva-o a aceitar o desafio. Tal como Deus fez o Universo, também Baltasar poderá construir a passarola.
Eduardo, 12ºI


0 Responses to “Capítulo VI – turma I”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: