27
Jan
10

Capítulo IX

Neste nono capítulo, Baltasar e Blimunda vão viver para a quinta do duque de Aveiro, em S. Sebastião da Pedreira. O casal muda de habitação porque Baltasar irá auxiliar o padre Lourenço na construção da “passarola”. Apesar de Baltasar ter perdido a sua mão esquerda, este tem a preciosa ajuda da sua “esposa” vidente, Blimunda.

Uma manhã, Blimunda, ainda em jejum, vai inspeccionar a “passarola” para descobrir as suas fragilidades. A mulher de Baltasar consegue identificar alguns possíveis defeitos da máquina, porque consegue “ver por dentro” tudo o que está à sua volta. Consegue ver o interior das pessoas, o que está debaixo da pele, debaixo da roupa, etc.

O padre Lourenço, que tem conhecimento deste dom da Blimunda, como consequência, decide atribuir uma alcunha a cada um. A Baltasar é chamado Sete – Sóis (Baltasar Sete – Sóis) e a Blimunda é atribuída a alcunha “Sete – Luas”               ( Blimunda Sete – Luas).

Após el-rei ter protegido o padre da Inquisição, este decide ir para a Holanda, para conviver com os muitos sábios que lá se encontram, para descobrir a maneira de fazer descer o éter das nuvens até à Terra. Segundo o padre, a “passarola” só poderia funcionar com o éter. Ainda antes da despedida, Bartolomeu decide abençoar o casal e deixar a quinta ao seu cuidado.

Entretanto já se tinha realizado um novo o auto-de-fé, mas Baltasar e Blimunda decidiram permanecer em S. Sebastião da Pedreira e foram assistir a uma tourada. Tal como é referido, de uma forma irónica, pelo narrador, as touradas são um grande divertimento. Segundo o narrador, as touradas são como assar o touro em vida, tortura-se o animal enquanto o público aplaude a sua mísera morte. Segundo o narrador, o cheiro a churrasco é intenso, mas o povo já está habituado, devido á existência dos autos-de-fé. Na manhã seguinte, Baltasar e Blimunda decidem ir para Mafra.

Mário Safara 12º C


0 Responses to “Capítulo IX”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: